Legislativas 2011

Cavaco defende que Passos deveria representar Portugal em cimeira europeia

Cavaco Silva Direitos Reservados

O Presidente da República diz que «seria bom» que Passos Coelho represente Portugal na cimeira europeia de 23 de Junho e crê que a posse do novo Governo pode ocorrer antes dessa cimeira.

O Presidente da República defendeu, esta segunda-feira, que «seria conveniente» que fosse Passos Coelho que representasse Portugal na cimeira europeia marcada para 23 de Junho.

«Hoje tive uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e analisámos essa possibilidade», confirmou Cavaco Silva, que entende ser vantajoso que a «posse do Governo ocorra o mais rapidamente possível».

O chefe de Estado lembrou que «não estando presente ainda, por não ter tomado posse, o dr. Passos Coelho terá de estar o primeiro-ministro em gestão, o eng. José Sócrates».

«Se não acontecer nada de anormal no processo de contagem de votos dos portugueses do círculo da Europa e Fora da Europa e depois de uma conversa que tive com a Comissão Nacional de Eleições penso que há possibilidade de a posse ocorrer antes de dia 23 ou no próprio dia 23. Seria bom», explicou Cavaco Silva.

O Presidente da República considerou ainda enganadores os números da abstenção nas legislativas, que se cifrou em 41,1 por cento, e por isso entende que «seria conveniente que se fizesse uma clarificação dos cadernos eleitorais».

Assim, seria possível «ter uma ideia correcta, mais precisa do valor da abstenção», pois «se olharmos para 8,5 milhões e calcularmos a taxa de abstenção com referência a um valor dessa ordem então ela é muito menor do que a que foi anunciada».