Economia

Teixeira dos Santos prepara dossier para deixar ao seu sucessor

Teixeira dos Santos Reuters

O ministro de Estado e das Finanças disse que está a ser preparado um dossier para entregar ao seu sucessor, com as principais medidas a adoptar devido ao acordo com a "troika".

«Estamos a elaborar um conjunto de fichas com todas as medidas que vão ter de ser adoptadas até ao fim do ano», disse esta terça-feira Teixeira dos Santos, à entrada para uma das conferências da reunião anual do Banco Africano de Desenvolvimento, que se realiza em Lisboa até sexta-feira.

O ministro adiantou que «o Ministério das Finanças vai publicar ainda hoje uma lista do conjunto de medidas mais urgentes - as que têm de ser concretizadas até ao final do ano e que resultam do memorando de entendimento».

Segundo o governante, o trabalho está a ser realizado entre o Ministério das Finanças e os outros ministérios do Governo cessante com o objectivo de deixar ao novo ministro das Finanças dados que lhe permitam cumprir os prazos acordados com a "troika" no memorando de entendimento para a ajuda externa a Portugal.

Em declarações aos jornalistas, Teixeira dos Santos disse ainda que não é de estranhar a viragem nas eleições legislativas de domingo, tendo em conta «a gravidade da crise que nos tem afectado nos últimos anos» e que o governo cessante já está em funções há seis anos.

O ministro das Finanças considerou ainda que se quisesse «ficar bem na fotografia» já não estaria em funções hoje, mas ressalvou que «nem sempre na vida o mais importante é uma fotografia».

«Fiz tudo o que estava ao meu alcance. Sugeri e propus aquilo que deveria ter proposto, atentas as condições que o país tinha pela frente. Acho que tenho condições para sair do exercício deste cargo com consciência tranquila de quem pôs sempre o interesse do país acima do interesse pessoal», afirmou o ministro.

Redação