Segurança

Portugal perde 110 efectivos com a reforma da NATO

Base da NATO em Oeiras (Créditos: DN) Direitos Reservados (DN)

Com a reforma da estrutura de comando da NATO, o número de efectivos em Portugal será reduzido em 110 funcionários, apurou a TSF junto de fonte governamental.

No âmbito da reforma da NATO, Portugal perdeu o actual comando conjunto em Oeiras e, em alternativa, ficou com um comando operacional marítimo no mesmo local. A Escola de Comunicações será também transferida para território nacional.

Esta reforma vai implicar uma redução de efectivos dos actuais 375 para 265 em Oeiras e em Monsanto, apurou a TSF junto do MInistério da Defesa.

Ainda assim, Augusto Santos Silva, o ainda ministro da Defesa, recusou-se a falar em perda ou despromoção, afirmando que a decisão de transformar a base de Oeiras num comando operacional marítimo foi ao encontro dos desejos do Governo português.