O Presidente da República preside, esta quinta-feira, ao primeiro dia das comemorações do Dia de Portugal, em Castelo Branco, do qual constam uma homenagem ao médico Amato Lusitano e a inauguração do novo Museu Cargaleiro.
De acordo com o programa oficial das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, Aníbal Cavaco Silva começa por prestar homenagem ao médico João Rodrigues, conhecido por Amato Lusitano, nascido no século XVI e natural de Castelo Branco.
Ao final da manhã terá lugar, na Câmara Municipal, a cerimónia militar do içar da bandeira e a guarda de honra militar, seguindo-se a sessão solene de boas-vindas, com uma alocação do presidente da autarquia e do chefe de Estado.
Depois, Cavaco Silva inaugura o novo Museu Cargaleiro, numa cerimónia que contará com a presença do pintor.
Ao almoço, o Chefe de Estado almoça no Conservatório Regional de Castelo Branco com personalidades que se distinguiram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas actividades profissionais, inaugurando depois a exposição "Portugal. Pontos de Fuga". Depois será descerrada a placa toponímica da "Avenida do Dia de Portugal".
Antes do banquete oferecido pelo Presidente da República nos Jardins do Paço Episcopal, irá ainda ter lugar a tradicional sessão de apresentação de cumprimentos do corpo diplomático ao chefe de Estado.
Depois, Cavaco Silva parte para o Campo dos Mártires da Pátria (Devesa), onde será executado o Hino Nacional pela Banda da Força Aérea.
A terminar o primeiro dia do programa oficial do 10 de Junho, Cavaco Silva irá assistir ao concerto de Luís Represas, no mesmo local.
A Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal é composta por António Barreto, pelo antigo ministro da Educação e actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian Eduardo Marçal Grilo, o director da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Barata Marques, o assessor para os assuntos culturais de Cavaco Silva, Pedro Rapoula, e César Vila Franca, ex-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.