Política

Capucho: PR defende Agricultura porque é um tema importante e não para dar força ao CDS

António Capucho entende que Cavaco Silva defende apoios para os jovens se lançarem na Agricultura porque o assunto é importante e rejeita que o Presidente esteja a dar uma ajuda ao CDS-PP na disputa de peso na coligação governamental.

No Dia de Portugal, Cavaco Silva alerta, num artigo publicado no Expresso, para o envelhecimento dos agricultores, defendendo apoios públicos aos jovens para se fixarem na Agricultura.

«O Presidente da República levanta a necessidade de se apoiar com maior força a Agricultura para diminuir a importação de bens» e para «proporcionar um combate à desertificação do Interior, que é um verdadeiro desastre nacional», comentou António Capucho em declarações à TSF.

Questionado sobre se esta mensagem nesta altura pretende influenciar a composição do Governo entre PSD e CDS-PP uma vez que a Agricultura tem sido uma bandeira do partido de Paulo Portas, o conselheiro de Estado entende que essa ideia não faz sentido, até porque os dois partidos que vão formar governo têm mostrado a mesma defesa em relação à Agricultura.

«Trata-se de uma situação que exige uma atenção muito acelerada», reforçou.

Quanto à ideia de Cavaco Silva de que a terra é para quem a trabalha, António Capucho, que não leu o artigo, interpreta que o Chefe de Estado «não está a pensar numa reforma agrária que passe por expropriações», mas sim por medidas em que os pequenos agricultores adquiram terras com crédito bonificado.