Vida

Cinzas do vulcão chileno Puyehue atingem o Brasil e cancelam voos

Reuters

As cinzas do vulcão chileno Puyehue atingiram o sul do Brasil e cancelaram a maior parte dos voos internacionais para esta região e para a Argentina, Uruguai e Paraguai.

A nuvem de fumaça do vulcão chileno, que entrou em erupção no sábado passado e já havia atingido o espaço aéreo argentino, chegou também aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, segundo informações do Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

No início da tarde, no entanto, a Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou que a nuvem de cinzas havia se dissipado e se concentram agora apenas no Estado do Rio Grande do Sul.

No momento, há ainda previsões de que a fumaça possa atingir os céus de São Paulo entre amanhã e domingo, caso o vento continue a soprar na direcção sudoeste, como ocorre hoje.

Em declarações à imprensa, o especialista Saulo Nunes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explicou que a densidade da nuvem de fumaça que atingiu o Brasil é pequena e já deve ter desaparecido no máximo até terça-feira.