O volume de cinzas resultante da erupção de um vulcão na Eritreia diminuiu esta terça-feira, reduzindo os riscos de perturbações do tráfego aéreo na África de leste, indicou o instituto Météo-France.
O instituto Météo-France também rectificou as informações avançadas, com base em imagens por satélite, e anunciou que o vulcão na Eritreia que entrou em erupção no domingo é o Nabro que fica a cerca de 30 quilómetros do vulcão Dubbi, que inicialmente tinha sido anunciado como o que tinha entrado em actividade.
De acordo com o organismo francês, as cinzas vulcânicas do Nabro na atmosfera estão a dispersar-se e a erupção está a diminuir de intensidade.
«As nuvens de cinzas estão sob a Eritreia, a Etiópia, o Sudão e o Sul do Egipto, a baixa altitude (abaixo dos 5000 metros), que não deverá afectar demasiado o tráfego aéreo», declarou o director das previsões do instituo Météo-France, Jean-Marie Carrière.
O instituto Météo-France é o Centro de observação das cinzas vulcânicas para a Europa, África e uma parte da Ásia, e um dos nove centros no mundo nos quais a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) se apoia para regular o tráfego em caso de erupção vulcânica importante.