Vida

Reactores nucleares estão em boas condições, diz governo chinês

As autoridades chinesas concluíram que os reactores nucleares do país estão em boas condições depois de uma série de inspecções levadas a cabo após o Japão ter sido devastado por um terramoto e tsunami, que causaram uma grave crise nuclear.

O vice-ministro do Ambiente da China, Li Ganjie, deu por concluídas as inspecções aos 13 reactores actualmente em actividade no país, um processo similar ao levado a cabo na Europa e EUA.

As autoridades chinesas deverão concluir em Outubro a inspecção de segurança dos 28 reactores actualmente em construção, disse Li num comunicado publicado no portal electrónico do ministério.

A China pretende ter mais de 100 reactores em operação em 2020, mas suspendeu a emissão de autorizações para novas centrais até à conclusão de um plano nacional de segurança nuclear.