Economia

Países da OCDE registam queda do desemprego, Portugal em alta

Desemprego

A maior parte dos países da OCDE está a contrariar, pela primeira vez desde o início da crise financeira, a subida do desemprego, mas Portugal continua com o indicador em alta.

De acordo com a organização com sede em Paris, os números do desemprego estão, «pela primeira vez desde o início da crise financeira, em 2007, a mostrar um padrão de melhoria na maioria dos países».

Portugal, pelo contrário, não vê os valores do desemprego descerem pelo menos há seis meses - em Novembro a taxa era de 11,2 por cento, tendo crescido até aos 12,6 por cento em Abril (o mesmo valor do mês anterior), o que coloca o país no quarto pior lugar dos países que têm disponíveis os valores de Abril e no grupo daqueles que têm «taxas de desemprego continuadamente altas», diz a OCDE.

A taxa de desemprego nos países da OCDE desceu 0,1 pontos percentuais para 8,1 por cento, abaixo dos 12,6 por cento registados em Portugal em Abril.

Na zona euro, a taxa de desemprego manteve-se, em Abril, nos 9,9 por cento, o mesmo valor que no mês anterior, com destaque negativo para a Espanha, a braços com um desemprego acima de 20 por cento há pelo menos seis meses.