Doenças como a malária ou dengue estão a preocupar especialistas portugueses que admitem que podem chegar a Portugal. O aquecimento da temperatura aumenta probabilidade.
«Com o aquecimento global é plausível que a médio prazo apareça a malária, como já surgiu no estuário do Sado e nas rias do Algarve. O dengue pode surgir devido a Portugal ter uma relação profunda com o Brasil e também porque na Madeira existe o mosquito transmissor. Por isso, temos de estar atentos para qualquer eventualidade», esclareceu à TSF Álvaro Beleza, presidente do Instituto Português do Sangue.
O especialista disse ainda que já existem acordos entre Portugal e o Brasil para formação sobre a malária. «Em Novembro, em São Paulo, temos uma reunião com todos os centros de transfusão de sangue dos países lusófonos», informou.
O vírus do dengue existe na Madeira, em França houve, em 2010, dois casos e Cabo Verde já teve um surto da doença. Para o especialista do Instituto de Medicina e de Higiene Tropical, Jorge Atouguia, estes exemplos lembram que o risco de se contrair a doença é cada vez maior.
«É uma preocupação cada vez mais premente não só para estes vírus "tropicais", mas também para outros considerados intermédios e que estão ligados ao aquecimento global e aos reservatórios da doença», disse à TSF.