Alunos do 9º ao 12º ano iniciam esta segunda-feira os exames nacionais, estando inscritos cerca de 97 mil no ensino básico e 162 mil no secundário para a primeira fase.
Para a prova de Língua Portuguesa do 9º ano, às 9h00, estão inscritos 94.295 alunos, segundo dados provisórios do Ministério da Educação.
Da parte da tarde, mais de 78 mil alunos deverão fazer a prova de Português do 12º ano.
Hoje realizam-se ainda exames de Português Língua Não Materna e Latim, para um menor número de alunos.
O novo acordo ortográfico já vai ser aceite nos exames nacionais. Mas, como admitiu à TSF Edviges Antunes Ferreira, presidente da Associação de Professores de Português, os docentes não têm tido formação sobre o novo acordo ortográfico, por isso terão que fazer as suas próprias pesquisas.
«Desde o ano passado que há uma determinação de que o acordo ortográfico é aceite nos exames. Já o ano passado os professores de Português, que corrigiram os exames, sabiam que não podiam penalizar os alunos que escrevessem segundo o novo acordo», lembrou Edviges Antunes Ferreira.
«Nas outras disciplinas penso que a situação é um bocadinho mais estranha. De qualquer modo, a forma como o aluno escreve uma palavra não é relevante para a sua penalização», garantiu.
Recorde-se que, no entanto, o novo acordo ortográfico sobre entra em vigor nas escolas no próximo ano lectivo.
Terça-feira de manhã realizam-se exames de secundário a Biologia e Geologia (57.992 inscritos), História B (960) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (9674) e à tarde de História da Cultura e das Artes (5274).
A primeira fase dos exames nacionais decorre até 30 de Junho, com um total de 351.902 inscrições para exame às várias disciplinas.