Política

Caras novas e alguns regressos marcam reabertura do Parlamento

Assembleia da República dr

A primeira sessão parlamentar da XII Legislatura teve início esta manhã, numa reunião dominada por boas-vindas aos novos deputados e palavras de despedida aos que abandonam a AR.

Cumprindo a praxe parlamentar, coube ao ainda líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, dirigir as primeiras palavras à câmara, apresentado cumprimentos a todos os deputados que agora iniciam funções numa legislatura «sem dúvida muito exigente».

Endereçando felicidades pessoais e políticas a todos os parlamentares, Miguel Macedo deixou ainda «um cumprimento especial» ao presidente da Assembleia da República cessante, o socialista Jaime Gama, que abandona o Parlamento na legislatura que agora teve início, elogiando a «indiscutível dignidade», isenção e imparcialidade que marcaram o seu mandato.

Miguel Macedo, que também se sentará hoje pela última vez na bancada parlamentar do PSD já que irá ocupar a pasta da Administração Interna no novo Governo de maioria PSD/CDS-PP, convidou depois o vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva para dirigir os trabalhos da primeira sessão plenária da Legislatura.

Em nome do PS, a deputada Maria de Belém Roseira aproveitou ainda o primeiro plenário da Legislatura para saudar o PSD pela vitória nas eleições legislativas de 5 de Junho e todos os novos parlamentares, deixando também «uma palavra de enorme apreço» por aqueles que abandonam a Assembleia da República.

Destacando precisamente Celeste Correia, Maria de Belém Roseira classificou-a como «uma das melhores» entre os deputados e alguém que «sempre procurou servir em detrimento de qualquer protagonismo».

A primeira sessão plenária da XII Legislatura foi depois interrompida, sendo retomada às 15h00, para a eleição do novo presidente da Assembleia da República.