Economia

Empresa algarvia exporta quase 100% do que captura

Trata-se de um caso de sucesso, virado para o mar. No Algarve há uma empresa que dedica a sua actividade à captura do atum, produto que é exportado essencialmente para o Japão, onde é comprado a preço de ouro.

No Algarve, a única empresa virada para a captura de atuns, está a exportar quase tudo o que captura. No ano passado apanhou 80 toneladas, este ano, quer atingir as 100 toneladas.

As quotas impostas à captura que se estava a tornar excessiva no Mediterrâneo permitiu que os atuns começassem a chegar a águas nacionais.

Assim, a Tunipex, empresa portuguesa com capitais e tecnologia maioritariamente japoneses e a única a ter uma armação de atum em Portugal, tem aumentado substancialmente a pesca desta espécie.

Alfredo Poço, capitão da armação de atum, revelou à TSF que este ano querem chegar às 100 toneladas.

A empresa vende para restaurantes de sushi em Portugal, mas a maior parte vai para exportação para a Europa e, sobretudo, para o Japão, onde o atum é comprado quase a preço de ouro.

O negócio está a revelar-se tão rentável que já há outra empresa que pretender colocar mais uma armação de atum nas águas do Algarve.

Redação