Empresas

Insultos e vidros partidos nos Estaleiros de Viana durante protesto de trabalhadores

Centenas de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) concentraram-se esta quarta-feira à porta do edifício da administração para entregar uma moção contra a dispensa de 380 funcionários, acção que culminou com insultos e vidros partidos.

O relato foi feito à agência Lusa por vários trabalhadores dos mais de 650 que se reuniram em plenário geral para aprovar, entre outras medidas, uma manifestação pública para a próxima quarta-feira, 29 de Junho.

Em declarações à TSF, António Barbosa, da Comissão de Trabalhadores dos ENVC, explicou que os trabalhadores apenas se «aproximaram mais da divisória da entrada que é envidraçada».

António Barbosa deu ainda conta da «ansiedade» e da grande «pressão psicológica» dos trabalhadores.

Questionado sobre a iniciativa do PCP de avançar com perguntas aos ministérios da Defesa e das Finanças e com um projecto de resolução sobre o plano de reestruturação da empresa, António Barbosa mostrou-se satisfeito, afirmando que tudo o que for no sentido de ajudar os trabalhadores é «bem-vindo».

«Estamos a tentar sensibilizar o poder político para repensar» esta situação e, nesse sentido, já estão agendados encontros com delegações parlamentares do PCP, do CDS e do BE, acrescentou.