Mário Soares manifestou-se «muito satisfeito» com a eleição de Assunção Esteves para a presidência da Assembleia da República e criticou a candidatura de Fernando Nobre.
O antigo Presidente da República manifestou-se muito satisfeito com a eleição de Assunção Esteves para a presidência da Assembleia da República, classificando-a como «uma mulher extraordinária» e «muito grande constitucionalista».
«É estimada por todos e foi aplaudida por toda a Assembleia da República, o que é qualquer coisa de grande, além de ser a primeira mulher que vai ser presidente da AR», referiu.
Por contrapartida, o socialista criticou a candidatura do presidente da Assistência Médica Internacional (AMI). «Tenho estima por ele, mas achei que realmente aquilo não fazia sentido, como realmente não fez», afirmou.
Disse que ficou «espantado» com o facto de o nome de Fernando Nobre ter sido proposto para um cargo «que é logo o segundo do Estado» antes das eleições e, portanto, de se conhecer o partido vencedor.
Mário Soares falava em Arcos de Valdevez, no final da segunda edição do "Concelho de Estado", uma iniciativa que este ano prestou homenagem a Mikhail Gorbachov.