Mundo

ONU vai cortar assistência alimentar por falta de fundos

O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU anunciou hoje que vai cortar a assistência alimentar a mais de três milhões de afegãos em cerca de metade das 34 províncias do país por falta de fundos.

A agência da ONU afirmou que inicialmente previa fornecer alimentos a mais de sete milhões de pessoas no Afeganistão neste ano, mas a falta de fundos significa que apenas 3,8 milhões vão continuar a receber ajuda alimentar fornecida através de escolas, programas laborais e de formação.

De acordo com a agência noticiosa norte-americana AP, o PAM acrescentou que precisava de mais 220 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) dos doadores para continuar o trabalho no Afeganistão, ao nível originalmente planeado.

O programa vai orientar a distribuição de assistência alimentar para os afegãos mais necessitados, especialmente mulheres e crianças, disse o director-adjunto para o Afeganistão do PAM, Bradley Guerrant.

«Estamos a trabalhar duramente para angariar os fundos necessários para recomeçar estas actividades assim que possível», acrescentou.