Alguns dos comediantes mais conhecidos de Portugal, como Herman José, Bruno Nogueira e Pedro Tochas, juntam-se a partir de hoje no 1º Festival de Humor de Lisboa, que decorrerá até domingo no cinema São Jorge.
Bruno Nogueira abrirá o festival com um espectáculo de "stand um comedy" no qual estarão também Pedro Fernandes e Luís Franco Bastos.
Todas as salas do cinema são Jorge serão ocupadas ao longo destes três dias por humoristas portugueses que praticam a gargalhada em diferentes registos.
Do programa destaca-se a palestra que Pedro Tochas dará no domingo dedicada aos carrancudos e aos que não têm sentido de humor: «Ser sisudo não é sinal de competência, é só sinal que se é sisudo», promete o humorista.
Ainda no domingo, Herman José será entrevistado por Nuno Markl, num espectáculo inédito encomendado pelo festival.
Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias, dará no sábado uma conferência sobre "O Humor e Tal", trinta anos do humor em Portugal.
O cartaz inclui ainda os Commedia à La Carte, Luís Filipe Borges e Eduardo Madeira e os convidados internacionais Men in Coats, dupla de britânicos que faz rir com jogos de ilusão a partir de dois casacos compridos.
Como o Festival de Humor de Lisboa não se pretende focar apenas em "stand up comedy", haverá ainda "workshops" no Atneu Comercial sobre escrita criativa, voz e humor físico.
Serão ainda exibidos os filmes "Submarine", de Richard Ayoade, com música de Alex Turner, vocalista dos Arctic Monkeys, e "Bridesmaids: A melhor despedida de solteira", comédia de Paul Feig.