Justiça

Estagiários desconhecem nota das provas de agregação a menos de 15 dias da 2ª chamada

Os advogados estagiários que fizeram provas de agregação em Abril desconhecem ainda os resultados, faltando apenas duas semanas para a segunda chamada. O bastonário explica que o «atraso» se deve a um examinador no Porto.

De acordo com o site da Ordem dos Advogados, no próximo dia 15 de Julho realiza-se a segunda chamada da prova escrita do exame nacional de avaliação e agregação destinada aos advogados estagiários que faltaram à primeira ou que reprovaram.

No entanto, os examinados ainda não conhecem a nota da prova realizada em Abril, cujo prazo de divulgação dos resultados já caducou.

Questionado pela agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, admitiu hoje que «houve um atraso», mas garantiu que a grande maioria das provas já foi corrigida.

«Todas as provas já estão corrigidas há várias semanas e só não estão publicadas devido a um atraso de um examinador no Porto. Esperemos que fique concluída esta semana, para poder divulgar as notas», explicou à Lusa Marinho Pinto.

O bastonário acredita que todos os resultados sejam divulgados «durante a próxima semana», mas caso haja algum problema com o «examinador do Porto», então «publicar-se-ão os resultados que já estão e ficarão de fora os que não estão corrigidos».

Lamentando a situação, Marinho Pinto, sublinhou que a matéria em causa «é uma competência exclusiva dos centros distritais de estágio que dependem dos conselhos distritais e não do Conselho Geral e do Bastonário».

O bastonário falou à agência lusa à margem das Primeiras Jornadas Nacionais do Instituto do Acesso ao Direito, que decorrem na sede da Ordem, em Lisboa, tendo-se recusado a comentar as medidas anunciadas na sexta-feira no Parlamento pela nova ministra da Justiça. Marinho Pinto considerou não ser «cordial» emitir opiniões sobre o Governo através da comunicação social antes de falar com Paula Teixeira da Cruz.