Mundo

Irmã de Thaksin Shinawatra deve tornar-se primeira chefe de governo da Tailândia

Yingluck Shinawatra Reuters

O partido de Yingluck Shinawatra, empresária de 44 anos sem qualquer experiência política, venceu por larga margem as legislativas tailandesas, dizem as sondagens.

A irmã do antigo primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra deverá tornar-se na primeira mulher a liderar o governo do seu país, indicam as sondagens relativas às legislativas deste domingo.

De acordo com estas sondagens, o partido liderado por Yingluck Shinawatra, que estava na oposição, terá conseguido cerca de 300 dos 500 lugares do parlamento tailandês.

Por seu lado, o partido do até agora primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva não terá ido além dos 152 lugares, um anúncio que provocou uma explosão de alegria entre os apoiantes de Yingluck Shinawatra.

Sem qualquer experiência política, esta empresária de 44 anos, descrita por Thaksin Shanawatara como o seu «clone», apareceu na cena política do país há apenas dois meses.

Estas eleições, como as duas anteriores, são descritas como uma espécie de referendo a favor ou contra Thaksin Shainawatra, que está refugiado no Dubai, depois de ter sido afastado do poder em 2006.

O irmão da provável futura primeira-ministra do país e que é apoiado pelos chamados "camisas vermelhas" foi condenado a dois anos de prisão por crimes económicos.