Numa tese de doutoramento, o jornalista Adelino Gomes considerou que os critérios de audiência determinam de tal maneira o alinhamento das notícias que estes ficam à frente dos chamados valores-notícia.
As audiências dos telejornais são cada vez mais um critério utilizado pelos editores para alinhar as diferentes notícias, concluiu o jornalista Adelino Gomes numa tese de doutoramento que defendeu com sucesso na segunda-feira.
Ouvido pela TSF, este repórter, que ganhou na segunda-feira, o prémio Gazeta de Mérito, indicou que lhe pareceu que «nas três televisões a primeira preocupação era olhar para os resultados da Marktest».
Adelino Gomes explicou que a ideia de olhar para estes resultados tem a ver com a necessidade de saber se um determinado telejornal foi mais visto que outro e qual foi a visibilidade que uma determinada peça teve.
«Pareceu-me que isto influencia de tal maneira as escolhas que vão ser feitas na conferência de redacção e ao longo do dia que o que chamamos valores-notícias, os critérios de noticiabilidade que fazem com que se escolha esta ocorrência e não aquela que isso, cedem perante critérios de audiência ou zapping», adiantou.
Este jornalista adiantou ainda que apenas um em cada cinco inquiridos num estudo que foi incluído na sua tese «dizem mudar de estação durante as notícias do jornal das 20:00».
«Isto quer dizer que há um grau de fidelidade ao principal noticiário do dia nas três estações generalistas, embora esta fidelidade não resista absolutamente no momento dos intervalos publicitários», explicou.
Contudo, segundo Adelino Gomes, «cerca de metade dos telespectadores que acompanham regularmente os noticiários das 20:00 dizem que abandonam o canal durante a publicidade».
«Outros motivos pelos quais dizem fazer zapping ainda têm a ver com a informação. Muitos dizem que quando fazem zapping vão à procura da mesma notícia nos outros dois canais ou de outras notícias nos outros canais», concluiu.