As estreias dos Grinderman, projecto do australiano Nick Cave, e dos Fleet Foxes em Portugal, a par do regresso dos Chemical Brothers e 30 Seconds to Mars marcam esta sexta-feira a 5ª edição do festival Optimus Alive, em Algés.
Nick Cave regressa a Portugal para actuar no palco Super Bock, mas como parte integrante dos Grinderman, grupo rock que conta ainda com Warren Ellis, Martyn P. Casey e Jim Sclavunos (todos dos Bad Seeds, outro projeto de Nick Cave).
Dos Grinderman, que têm dois álbuns editados, ambos homónimos, um de 2007 e outro de 2010, espera-se uma descarga agressiva e ruidosa de música, amparada nos blues e no rock"n"roll cru e visceral.
Para o palco Super Bock está também marcada a estreia dos norte-americanos Fleet Foxes em Portugal, cuja sonoridade assenta no indie-folk americano acompanhado de delicadas harmonias vocais.
Por este palco passam ainda a dupla alemã Digitalism, os norte-americanos Thievery Corporation, o duo de irmãos australianos Angus & Julia Stone, os britânicos Friendly Fires, os brasileiros Massay e o português Slimmy.
Para o palco principal estão marcados hoje os regressos da dupla de DJ Chemical Brothers e dos norte-americanos 30 Seconds to Mars e ainda os britânicos You And Me At Six, os norte-americanos The Pretty Reckless, liderados pela jovem actriz Taylor Momsen, que ganhou fama como a "Jenny" da série televisiva Gossip Girl, e os portugueses Klepth.
O que se ouve hoje no palco Optimus Clubbing é da responsabilidade da editora Dim Mak, de Steve Aoki.
Com o DJ e produtor norte-americano à cabeça, o palco vai ainda receber os Atari Teenage Riot, Congorock, New Ivory e Scanners, entre outros.