Economia

Rompuy convoca reunião de emergência para segunda-feira

Herman Van Rompuy Reuters

O presidente do Conselho Europeu convocou, este domingo, uma reunião de emergência para segunda-feira em Bruxelas. Em cima da mesa estará a situação grega, mas também a italiana.

Herman Van Rompuy quer ouvir os principais líderes da União Europeia sobre a situação grega, mas também sobre a situação de Itália perante as pressões dos mercados.

De acordo com a Reuters, nesta reunião vão estar presentes o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, e o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Olli Rehn.

Esta reunião terá lugar antes do Ecofin previsto para segunda-feira à tarde, momento para que o novo ministro português das Finanças, Vítor Gaspar, apresente as últimas medidas de ajustamento orçamental tomadas pelo Governo.

É ainda de esperar um debate sobre o papel das agências de notação.

Aliás, o presidente do Conselho Europeu considerou, numa entrevista ao jornal espanhol El Mundo deste domingo, que ficou surpreendido com a decisão da Moody's, tomada na semana passada, de cortar o "rating" de Portugal em quatro níveis para um nível já considerado "lixo".

Herman Van Rompuy acredita que o programa de Portugal irá ser cumprido.

Lembrou ainda que «no passado as agências de "rating" cometeram muitos erros e acarretam uma parte da responsabilidade pela crise imobiliária» que originou a actual crise financeira e económica.