Os "dragões" venceram os alemães do FC Gutersloh por 10-1, com "hat-tricks" de Hulk e Walter, num jogo em que os reforços mostraram pormenores interessantes na Alemanha.
Kléber (28 minutos) e Djalma (35), os únicos "reforços" a entrar no "onze" inicial, com bons indicadores, construíram o resultado ao intervalo (2-0): com novas equipas na etapa complementar, os "dragões" aumentaram o fosso para um adversário pobre tecnicamente, mas lutador, pelo que o rolo compressor portista foi avolumando o resultado.
O treinador Vítor Pereira apostou em James Rodriguez (muito activo) na posição "10" - experiência que não é estranha ao colombiano -, com Djalma e Varela nas alas a servirem Kléber, sempre muito activo à procura da bola.
No "miolo", Souza era o "trinco" e o "capitão" Castro jogou um pouco mais adiantado.
Foi a centro de David (28 minutos) que Kléber inaugurou, de cabeça, o resultado, com o jovem avançado brasileiro a ver-lhe ser anulado um golo, sem motivo aparente, quatro minutos depois, por pretensa carga sobre um rival.
O FC Porto jogava apoiado, em velocidade e, aos 35 minutos, Djalma, liberto, concluiu sem problemas um lance gizado por James e Castro.
No segundo tempo entrou um "onze" novo e Hulk, já em boa forma, e o jovem Christian (assistiu para três golos) imprimiram um ritmo maior, que o FC Gutersloh não conseguiu acompanhar.
O jovem brasileiro Kelvin fez de James Rodriguez a organizar o jogo, revelando, objectividade, velocidade e bom toque de bola, apesar da sua compleição franzina.
A diferença técnica e maior capacidade física dos "dragões" foram sendo cada vez mais sentidas e os golos surgiram em catadupa, até ao 10-1 final.