Mundo

Washington convoca diplomata sírio após ataque a embaixada

Protesto na Síria Reuters

Os Estados Unidos convocaram, esta segunda-feira, o encarregado de negócios da Síria em Washington, depois de manifestantes que apoiam o regime sírio terem atacado as embaixadas dos Estados Unidos e da França em Damasco.

«O encarregado de negócios vai ser convocado. A Síria não está à altura das suas obrigações internacionais», declarou a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland, explicando que o embaixador sírio não está actualmente a trabalhar.

Testemunhas na capital síria indicaram que os manifestantes protestavam contra as visitas dos embaixadores norte-americano e francês à cidade rebelde de Hama, no final da semana passada, sem autorização.

Três elementos da segurança da embaixada de França ficaram feridos, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Os guardas foram obrigados a disparar munição real para repelir o ataque contra o edifício.

Washington entende que as autoridades sírias foram lentas a pôr em prática medidas de segurança.

Os protestos têm-se sucedido desde sexta-feira e o ministério dos negócios estrangeiros francês já tinha condenado os actos de violência que põem em causa as normas do tratado de Viena sobre as relações diplomáticas.

Esta convenção obriga as autoridades sírias a garantir a segurança dos locais e dos funcionários estrangeiros.