Vida

Fome: ONU alerta para maior desastre humanitário do mundo

Fome em África

Os responsáveis das Nações Unidas admitem que se pode estar perante o maior desastre humanitário actualmente no mundo. A fome ameaça mais de 11 milhões de pessoas espalhadas por 5 países da África do Leste.

Em declarações à TSF, Thandie Mwape, responsável pela Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas no Quénia revelou que, nos últimos dias, foi a alguns campos de refugiados e encontrou uma situação devastadora.

«Visitámos hospitais e foi uma imagem perturbadora. Vimos crianças extremamente mal nutridas, mães que têm quatro filhos e que têm de dividir o seu tempo com uns no hospital e que deixam os outros com amigos ou familiares em condições deploráveis em campos de refugiados lotados», afirmou.

A Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU explica que faltam 700 milhões de euros para responder à fome.

Ao Quénia, segundo a responsável, chegaram nas últimas semanas milhares de refugiados, que fogem às consequências da maior seca dos ultimos 60 anos: falta água, comida e serviços de saúde.

A ONU mostra-se cada vez mais preocupada, alertando que secas como estão a repetir-se com maior frequência por causa das alterações climáticas.