O PCP pediu a audição parlamentar do ministro da Educação e Ciência, de quem quer explicações sobre temas como a avaliação de desempenho, os concursos de professores e a política de ensino superior.
Num requerimento entregue hoje no Parlamento, o deputado do PCP, Miguel Tiago, pede ao presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, José Ribeiro e Castro, que, ao abrigo das disposições regimentais, convoque Nuno Crato para uma audição.
«Tendo em conta a situação que se vive nas escolas, de profunda incerteza e instabilidade, com custos pessoais, profissionais e emocionais para a vida de milhares de docentes, outros funcionários e estudantes, urge clarificar um conjunto de aspectos políticos no âmbito da educação», justifica o deputado do PCP.
Como «algumas das dimensões dos diversos problemas colocados às escolas», Miguel Tiago refere «a avaliação de desempenho, a contratação e os concursos de professores, nomeadamente os concursos de mobilidade e ingresso na carreira, a organização do ano lectivo, a insuficiência gritante de funcionários não docentes nas escolas e outros profissionais de educação».
Por outro lado, segundo o deputado do PCP, falta «clarificação» da parte do Governo sobre «as intenções para a ciência, tecnologia e ensino superior, nomeadamente no que diz respeito à política de ensino superior, seu funcionamento, organização e financiamento».