Portugal

Ferreira Leite eleita Chanceler das Ordens Nacionais

O Presidente da República aprovou, esta segunda-feira, a nova composição dos três Conselhos das Ordens Honoríficas Portuguesas, cabendo a Manuela Ferreira Leite o lugar de Chanceler do Conselho das Ordens Nacionais.

De acordo com uma nota publicada hoje na página da Internet da Presidência da República, a nova composição dos Conselhos das Ordens Honoríficas Portuguesas foi aprovada hoje pelo chefe de Estado e os membros são empossados na próxima quarta-feira às 15:30, numa cerimónia no Palácio de Belém.

Na nova composição, a antiga líder do PSD e ex-ministra da Educação e das Finanças Manuela Ferreira Leite é o nome escolhido para Chanceler - o primeiro cargo - do Conselho das Ordens Nacionais.

Ferreira Leite foi condecorada por Cavaco Silva no último 10 de Junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Os vogais do Conselho das Ordens Nacionais são o antigo ministro da Defesa José Veiga Simão, o ex-ministro das Finanças Manuel Jacinto Nunes, a ex-secretária de Estado do PSD Isabel Maria de Lucena Almeida Mota, a ensaísta e professora universitária Maria Alzira Seixo, o antigo presidente da Fundação de Serralves António Gomes de Pinho, a investigadora Elvira Fortunato, o general Garcia dos Santos e o professor universitário João Bonifácio Serra.

À frente do Conselho das Antigas Ordens Militares fica como Chanceler o tenente-general Vasco Joaquim Rocha Vieira e como vogais o general Gabriel Espírito Santo, o coronel Fernando Lobato de Faria, o embaixador José Faria Quiteres, João Maurício Fernandes Salgueiro, o general Jorge Manuel Brochado de Miranda, o almirante José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, para além de José Júlio Pereira Cordeiro Blanco e de Maria Olga Douwens Prats.

No Conselho das Ordens de Mérito Civil fica como Chanceler o embaixador António Pinto da França e como vogais os embaixadores Gonçalo Aires de Santa Clara Gomes e João Alberto da Rocha Páris, Fernando Guedes Bianchi-de-Aguiar, Maria João Espírito Santo Bustorff Silva, Francisco Xavier Miranda de Avillez, o reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, Leonor Freitas e Vasco Maria Guimarães José de Mello.