Economia

Movimento considera «escandalosa» proposta para aumento dos transportes

O presidente do Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos classifica o anunciado aumento médio de 15 por cento dos transportes como «exageradíssimo».

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos considera como «escandalosa» e «inadmissível» a proposta de aumento médio dos preços dos transportes em 15 por cento.

Reagindo à proposta que o Ministério da Economia vai apresentar esta quinta-feira às empresas públicas de transporte, o presidente deste movimento ficou supreendido com este aumento que considerou «exageradíssimo».

«É um aumento escandaloso e, por outro lado, tem a vertente que é a supressão de um conjunto muito significativo de transportes, que nos ferroviários, quer nos barcos», lembrou Carlos Braga, em declarações à TSF.

Considerando que estas situações são «inaceitáveis, inqualificáveis e inadmissíveis», o presidente deste movimento assegurou que vai tomada uma «posição pública sobre esta questão, manifestando as nossas preocupações, descontentamento e oposição».

«Iremos, em simultâneo, apelar às comissões ligadas ao sector dos transportes que manifestem igual oposição e que apelem à participação das respectivas populações nas acções que venham a entender como as mais necessárias e indicadas para combater este aumento», sublinhou.

Carlos Braga admitiu mesmo que o descontentamento con tra os aumentos dos transportes e a anunciada supressão de algumas carreiras poderá passar por «protestos de rua».