O euro recuperou acentuadamente em relação ao dólar, impulsionadas pelo projecto de acordo dos líderes da zona do euro, em Bruxelas, oferecendo-se para alargar o prazo do empréstimo à Grécia.
De acordo com a France Presse, às 13h15, a moeda única valia 1,4330 dólares face os 1,4212 dólares por volta de 21h00 de quarta-feira, depois de ter caído para 1,4139 às 10h30.
O euro também avançou em relação à moeda japonesa, passando a valer 112,69 ienes contra os 111,94 de quarta-feira.
A moeda única europeia recuperou com vigor, numa sessão com os mercados em suspenso a aguardar as conclusões da cimeira extraordinária da zona euro, destinada a definir um segundo plano de ajuda financeira à Grécia.
O anúncio do acordo entre os líderes europeus revigorou os investidores logo após a abertura dos mercados nos EUA, e permitiu que o euro tenha recuperado das perdas «em minutos».
O projecto de acordo que está a ser debatido pelos líderes europeus na cimeira sobre o resgate à Grécia prevê um alargamento para 15 anos do prazo do empréstimo concedido à Grécia, noticia a France Presse.
O documento prevê também que a taxa de juro a ser cobrada à Grécia no novo empréstimo desça para 3,5 por cento.
As linhas gerais destas propostas, que agora estão a ser detalhadas, já tinham sido acordadas numa reunião dos ministros das Finanças da zona euro, a 11 de Julho.