Economia

Resultados de Conselho Europeu positivos para Portugal, frisa ministro

No Parlamento, Vítor Gaspar lembrou que o acordo para uma nova ajuda externa à Grécia «melhora as condições de financiamento externo» de Portugal.

O ministro das Finanças considerou que os resultados do Conselho Europeu extraordinário de quinta-feira vão ajudar a economia portuguesa a desenvolver-se.

No Parlamento, Vítor Gaspar lembrou que o acordo para uma nova ajuda externa à Grécia «melhora as condições de financiamento externo» de Portugal e «contribui de forma decisiva para a estabilização da área do Euro».

«Quer por um motivo quer por outro tornam tão importante quanto antes o nosso empenhamento no cumprimento dos nossos compromissos internacionais e em seguir uma agenda ambiciosa de transformação estrutural que coloque a economia portuguesa numa trajectória de crescimento e criação de emprego», adiantou.

Durante este debate onde se discutiu o imposto extraordinário, o titular da pasta das Finanças justificou a medida com a «grave situação financeira do país».

O governante argumentou ainda que a medida tem carácter «extraordinário e transitório», pois aplica-se exclusivamente aos rendimentos em sede de IRS auferidos pelos sujeitos passivos em 2011, cessando a sua vigência após a produção de todos os seus efeitos em relação ao ano fiscal em curso.