Segurança

MAI garante que foram tomadas todas as medidas de segurança

Miguel Macedo dr

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que foram tomadas as medidas previstas depois do autor dos atentados na Noruega definir Portugal como um dos alvos internacionais.

À margem de uma visita ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o ministro Miguel Macedo afirmou que «Portugal fez tudo aquilo que está previsto fazer numa situação destas, quando existe uma alteração da paz e tranquilidade pública», referindo-se ao duplo atentado na Noruega que matou 93 pessoas.

Sem explicar concretamente essas medidas, Miguel Macedo acrescentou que «não há razão para alarme», considerando que não há um motivo especial «para que as pessoas fiquem anormalmente preocupadas com aquilo que se passou», mesmo depois de ser do conhecimento público de que Portugal fazia parte dos 20 alvos internacionais do norueguês Anders Breivik.

Por seu turno, o presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) advertiu para o risco de «imitação» dos atentados ocorridos na Noruega.

José Manuel Anes lembrou ainda que estes atentados mostram como as autoridades têm de estar mais atentas à Internet.