Economia

Grécia discute esforços com Lagarde e Geithner

O ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, analisou segunda-feira, em Washington, com a directora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, os esforços de Atenas para restabelecer a economia.

O FMI afirmou, em comunicado citado pela AFP, que Venizelas e Lagarde se reuniram para «discutir os acontecimentos económicos recentes na Grécia e a realização do programa económico do governo, depois das medidas importantes e encorajadoras tomadas pelos dirigentes da Zona Euro e pelas instituições da União Europeia».

Timothy Geithner, por seu lado, «saudou os progressos já realizados pela Grécia para reforçar as suas finanças públicas e sublinhou que é necessário que este programa seja seguido e inteiramente concretizado», de acordo com uma nota do Tesouro norte-americano.

Os dirigentes da Zona Euro anunciaram quinta-feira, em Bruxelas, um segundo plano de resgate da Grécia, no valor de 158 mil milhões de euros, com a contribuição significativa dos bancos e também do Fundo Monetário Internacional.