Economia

Juros recuam a dois anos, mas sobem a cinco e dez anos

Os juros da dívida soberana portuguesa recuam esta manhã a dois anos, mas sobem a cinco e dez anos, com os investidores preocupados com a Itália e a Espanha, apesar do acordo de ajuda à Grécia na semana passada.

Pelas 9h24, os juros de dívida soberana portuguesa a cinco anos subiam dos 15.071 pontos registados na segunda-feira para 15.437, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

Por sua vez, no prazo a dez anos, os juros também subiam face à sessão anterior, transaccionando-se nos 11,149 pontos, contra 10,956 na segunda-feira.

Já os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa a dois anos negociavam, em média, nos 15,317 por cento, abaixo dos 15,327 da sessão anterior.

Os juros da dívida soberana portuguesa têm vindo a seguir uma tendência consistente de queda desde a semana passada depois de alcançado um acordo de ajuda financeira à Grécia.

Os investidores estão agora preocupados com o comportamento dos juros da dívida soberana da Itália e de Espanha que têm estado sob pressão.