Várias caixas de correio electrónico estão a receber um email que se designa como sendo uma oferta de emprego com um ordenado mínimo de 1200 euros. Na verdade, é um vírus informático.
Além campo assunto estar designado como "Oferta de Emprego", também outras mensagens estão a ser referenciadas neste email infectado. "Maomé não vai para a montanha" e "Boas-vindas" são algumas delas.
Em declarações à TSF, José Tribolet, professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico diz que se trata de um ataque informático inofensivo.
«Estamos a falar de um ataque que é massivo que decorre em servidores para despejar milhões de emails deste spam», no entanto, não se trata de um ataque informático insidioso que coloca em perigo a integridade da informação, dos sistemas e das operações que estão enquadrados nos conceitos de cyberguerra ou de cyberterrorismo»,explicou.
José Tribolet desconhece a dimensão deste ataque e indica o que deve ser feito para salvaguardar o computador.
«Os sistemas de segurança devem ser actualizados. Caso contrário, não se esperar que, em circunstâncias adversas, a máquina não tenha fragilidades evidentes. Deve-se também enviar para o lixo todos os email's que sejam de fontes desconhecidas e que não tenham mensagem de assunto reconhecível pelo utilizador», indicou.