Empresas

Lucro da Galp Energia caiu 36% no 1º semestre

Galp Energia dr

O lucro ajustado da Galp Energia caiu no primeiro semestre deste ano para 111 milhões de euros, devido ao pior desempenho do negócio de refinação e distribuição.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa sublinha que o "dated Brent" nos primeiros seis meses do ano foi de 111,2 dólares por barril, o que significa mais «44 por cento face ao período homólogo de 2010».

Esta subida do valor «deveu-se sobretudo aos conflitos no Norte de África, nomeadamente na Líbia, e à diminuição da oferta de crude pela OPEP», refere a empresa.

A evolução negativa do resultado líquido "replacement cost" também se verificou no segundo trimestre, tendo descido 36 por cento, para 70 milhões de euros.

De acordo com a Galp Energia, a produção "net entitlement" (detida sobre os direitos de exploração) de crude foi de 11,7 mil barris por dia, tendo «a margem de refinação reflectido a tendência de descida nos mercados internacionais».

«O negócio de distribuição de produtos petrolíferos foi afectado negativamente pelo contexto económico adverso na Península Ibérica», enquanto o volume vendido de gás natural aumentou 22 por cento, para 2,8 milhões de metros cúbicos, graças sobretudo às vendas da Madrileña Gas e do segmento eléctrico, acrescenta.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da petrolífera diminuiu 20 por cento em relação ao período homólogo de 2010, para 365 milhões de euros.