O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve 12 imigrantes ilegais e notificou outros nove para abandonarem o país, em operações de fiscalização nos concelhos de Loulé e Albufeira realizadas na última semana.
Em comunicado, o SEF disse ter identificado 84 cidadãos estrangeiros nas operações de fiscalização, inseridas no reforço operacional de Verão, que decorreram entre 25 e 29 de Julho.
Além disso, foram instaurados cinco processos de contra-ordenação, dos quais dois por falta de comunicação de alojamento, outros dois por emprego de cidadão estrangeiro não autorizado a exercer actividade profissional e um por exercício de actividade profissional independente sem estar habilitado com o título adequado.
O SEF efectuou ainda cinco participações crime por venda de material contrafeito e uma participação crime por indícios de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.
As operações do SEF tiveram como objectivos «a averiguação de situação documental de cidadãos estrangeiros e a prevenção e dissuasão da prática criminal», sendo os alvos principais a «via pública, locais de diversão nocturna, estabelecimentos hoteleiros e estabelecimentos comerciais».
Além de operações autónomas, realizaram-se três operações conjuntas com a GNR e duas operações conjuntas com a Polícia Marítima.