Economia

Governo quer dinamizar rede de combustíveis de baixo custo

Alvaro Santos Pereira dr

O ministro da Economia anunciou que o Governo quer dinamizar uma rede de combustíveis de baixo custo em todo o país. Os transportes e as privatizações também estiveram em cima da mesa.

Na audição parlamentar na Comissão de Economia e Obras Públicas, o ministro Álvaro Santos Pereira referiu a intenção do Executivo dinamizar uma rede de abastecimento de combustíveis de baixo custo em todo o país, mas não avançou mais pormenores.

«O Governo está empenhado em prosseguir e aumentar a possibilidade de haver combustíveis low cost em outras partes do país», anunciou.

Quanto a processos de privatização, o ministro da Economia reforçou que quer garantir a permanência da base da TAP em Lisboa.

«O princípio [em relação à TAP] é que tem que ficar em Lisboa e faremos tudo para isso ser alcançado», frisou.

No sector dos transportes e energias, o ministro reafirmou que a tarifa social, que visa compensar as famílias de menores rendimentos pelo recente aumento das tarifas, vai ser revelada dentro de dez a 15 dias e será praticada a partir de Setembro.

«Está prevista uma tarifa social para as pessoas de menores rendimentos que estimamos que no caso da electricidade possam abranger cerca de 700 mil famílias, no gás no minímo 150 mil famílias. Tencionamos também apresentar medidas ao nível do preço dos combustíveis e dos passes sociais, que avançará em Setembro», assegurou o ministro.

Sobre o crescimento da economia portuguesa, Álvaro Santos Pereira, frisou a aposta nas exportações, considerando deverão representar mais de metade na riqueza.