Economia

Trabalhadores da Galp protestam contra fim da golden share

Os accionistas da Galp Energia vão votar na quarta-feira a alteração dos estatutos para pôr fim aos direitos especiais do Estado na petrolífera. Trabalhadores contestam medida.

Os trabalhadores da petrolífera vão fazer uma acção de protesto, esta quarta-feira, com início às 9h30, em frente às Torres da Galp, em Lisboa, no dia em que se realiza a Assembleia-geral de Accionistas da Galp para decidir a eliminação das golden shares.

Em declarações à TSF, Hélder Ferreira, da Comissão de Trabalhadores da Galp, diz que a acção pretende demonstrar «o descontentamento por o Estado abdicar de uma posição que lhe pertence».

O também dirigente sindical do Sindicato das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente afirmou que a Galp «é uma empresa apetecível na área petrolífera», referindo que «tem tido sucesso no Brasil».

Hélder Ferreira acredita que, no futuro, o sector petrolífero da Galp «será separado do resto da empresa».

Depois da Portugal Telecom, é a vez dos accionistas da Galp Energia decidirem alterar os estatutos da empresa, que levará a extinção das acções de categoria A, que estão na posse do Estado, através da Parpública, passando a acções ordinárias.