Foi um carro que marcou uma época. Barato e resistente, bom para o trabalho e divertido para o lazer. A Renault 4L nasceu há precisamente 50 anos e ficou na história da TSF: foi o primeiro carro de reportagem da rádio e aguentou muitos quilómetros e muitas aventuras.
Nasceu para substituir o "velhinho" Renault 4 cavalos e competir com o popular Citröen 2 cavalos. Por isso, o Renault 4 ou 4L tinha de ser barato ou como presidente da marca exigiu na época tinha de ser como as calças de ganga: «versátil, moderno e para todas as ocasiões».
Foi o primeiro Renault com tracção dianteira, tinha três velocidades, 600 centímetros cúbicos, 20 cavalos e muito jeito para terrenos complicados.
Talvez por estas características se tenha tornado o terceiro carro mais vendido em todo o mundo, com mais de oito milhões de viaturas matriculadas atrás do Wolkswagen carocha e do Ford T.
O Renault 4L foi fabricado em quase 30 países, incluindo Portugal, e teve várias versões desde a furgoneta à 4 por 4, e motorizações para todos os gostos.