O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) vendeu hoje 750 milhões de euros de Bilhetes de Tesouro com maturidade a três meses a uma taxa média de 4,967%.
A taxa de juro das obrigações, que vencem a 18 de Novembro de 2011, foi de 4,967 por cento, mantendo-se abaixo dos cinco por cento e da taxa da última emissão comparável que foi de 4,982 por cento, a em 21 de Julho.
No leilão desta manhã, cujo intervalo se situava entre os 500 milhões de euros e os 750 milhões de euros, a procura foi 2,6 vezes a oferta, acima da procura verificada no último leilão comparável, que foi de 2,4 vezes a oferta.
No final de Julho, Portugal colocou no mercado 750 milhões de euros em duas linhas de Bilhetes do Tesouro a três e seis meses, ambas com taxas de juro próximas dos cinco por cento.
O leilão desta manhã foi o primeiro desde o anúncio do novo programa de apoio à Grécia e às economias que já foram alvo de resgates por parte das instituições internacionais como a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Apesar do anúncio de novas medidas de apoio à Grécia, Portugal e Irlanda, a pressão sobre a Itália e a Espanha continua a fazer-se sentir, numa altura em que o nome de Chipre também começa a surgir como economia potencialmente vulnerável.
De acordo com o IGCP, no dia 17 serão reabertas duas linhas de Bilhetes do Tesouro, num montante compreendido entre 750 milhões e 1250 milhões de euros, uma referente a 18 de Novembro deste ano e outra referente a 17 de Fevereiro de 2012.