Economia

Sarkozy falou com Trichet, Merkel e Zapatero sobre mercado da bolsa

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, conversou hoje por telefone com o presidente do Banco Contral Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, sobre a situação da Zona Euro, anunciou o Eliseu.

Sarkozy vai também falar com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o chefe do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, na sexta-feira, adiantou a casa presidencial francesa.

O presidente francês conversou «quarta e quinta-feira» com Trichet sobre a «situação bolsista» e «amanhã [sexta-feira] vai falar ao telefone com a chanceler [Angela] Merkel e com Zapatero», adiantou a fonte da presidência, sem mais detalhes.

Estas conversas surgem numa altura em que as bolsas mundiais sofreram hoje uma queda generalizada, depois de a intervenção do presidente do BCE não ter conseguido acalmar os temores de um eventual contágio da crise de dívida europeia às maiores economias da moeda única.

Itália e Espanha estão, por isso, sob forte pressão dos mercados e os seus governos mobilizaram-se para travar a onda de pânico.