Economia

França «tem total confiança» na solidez da economia norte-americana

O ministro da Economia francês, François Baroin, assegurou, à agência noticiosa francesa AFP, que a França «tem total confiança na solidez da economia norte-americana».

«A França tem total confiança na solidez da economia norte-americana e nos seus fundamentos, assim como na determinação do governo norte-americano para aplicar o plano (de redução do défice) que foi aprovado esta semana pelo Congresso», declarou Baroin, o primeiro responsável europeu a reagir à diminuição da classificação da dívida dos EUA.

A agência de notação financeira Standard and Poor's diminuiu na sexta-feira para AA+ a classificação da dívida norte-americana, o que acontece pela primeira vez na história do país.

«A classificação da Standard and Poor's é apenas um dos elementos da avaliação da situação financeira dos EUA», considerou o ministro francês, assinalando que «as outras duas principais agências (Moody's e Fitch) confirmaram a classificação de triple A dos EUA.

«Pode-se questionar uma tal decisão na base de números (que não são) consensuais», sublinhou.

Para Baroin, «esta decisão confirma», no entanto, «que todos os grandes países desenvolvidos estão hoje confrontados com as mesmas questões prioritárias: reforçar o crescimento e reduzir a dívida pública e privada».