Bolsa

PSI 20 desvaloriza mais de 4%, Galp cai mais de 10%

Bolsa dr

A bolsa de Lisboa mantém a tendência de queda registada na abertura, com o índice PSI 20 a depreciar mais de 4%, com destaque para a Galp que perde mais de 10%.

Pelas 10h30, dezanove cotadas negociavam no vermelho, com a Galp Energia a cair 10,63 por cento para os 11,60 euros, num dia em que os preços do petróleo caíram drasticamente esta manhã nos mercados asiáticos.

O Brent desceu abaixo dos 100 dólares, poucos dias depois da agência Standard and Poor"s ter cortado o rating da dívida dos EUA.

Nas negociações realizadas esta manhã, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em setembro chegou aos 99,91 dólares, o que já não acontecia desde o final do ano passado.

O mercado de petróleo continua a sofrer a onda de choque causada pela descida da classificação de risco da dívida dos EUA, anunciada na sexta-feira pela agência de notação Standard and Poor"s, explicaram à AFP analistas do Barclays Capital.

O único título que regista ganhos é o BCP, que sobe 2,21 por cento para 0,28 euros.

O Jornal de Negócios noticia hoje que «o banco francês BNP Paribas já comunicou ao Banco de Portugal o seu interesse na eventual aquisição do Millennium BCP». Interesse que ao Diário Económico, o banco francês não quis comentar.

Fonte oficial do regulador do mercado disse entretanto à Lusa que o BCP garantiu à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) desconhecer eventuais contactos ou interesse do francês BNP Paribas na aquisição da instituição financeira nacional.

«A CMVM contactou o emitente, o BCP, que diz desconhecer qualquer interesse ou contacto [do BNP] para aquisição do banco», disse fonte oficial da CMVM à Lusa, que entretanto já fez saber ao mercado que pediu esclarecimentos também ao banco francês e ao Banco de Portugal.

Esta manhã, a praça lisboeta abriu a perder 0,35 por cento para 6.032,58 pontos, atingindo um novo mínimo desde Março de 2009, com 14 dos títulos do PSI 20 a desvalorizar.

Meia hora depois da abertura, pelas 8h30, o índice PSI 20 inverteu a tendência da abertura e seguia a valorizar 0,29 por cento para os 6.071,45 pontos, contrariando a tendência de abertura da praça lisboeta.

A essa hora, 15 empresas cotadas seguiam a valorizar, uma estava inalterada (Sonaecom) e quatro estavam em queda, com a Galp energia a liderar as perdas desta manhã ao depreciar 0,65 por cento, reflectindo a descida dos preços do petróleo.