Justiça

DIAP vai investigar fugas de informação a pedido do SIRP

PGR Direitos Reservados

A PGR já instaurou o inquérito criminal sobre o caso das alegadas fugas de informação nas secretas pedido pelo secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP).

«Foi recebida na Procuradoria-Geral da República (PGR) uma participação que motivou a instauração de inquérito, que corre nos termos no departamento competente», indica a PGR numa resposta enviada esta terça-feira à agência Lusa.

Entretanto, uma fonte ligada ao processo disse à Lusa que o inquérito crime será tratado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, liderado por Maria José Morgado.

Na sexta-feira, o governo anunciou que o secretário-geral do Sistema de Informações da República (SIRP), Júlio Pereira, tinha pedido à PGR a instauração de um inquérito criminal sobre o caso das alegadas fugas de informação nas secretas.

O anúncio foi feito num comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Em causa está a alegada fuga de informações por parte do ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, para a empresa privada Ongoing, onde actualmente trabalha, quando ainda dirigia o serviço, conforme tem sido noticiado pelo semanário Expresso.