O sector do calçado é um dos líderes das exportações portuguesas, sendo que no primeiro semestre do ano conseguiu o melhor nível de vendas no estrangeiro dos últimos 17 anos.
O sector do calçado, dizem os economistas, é o único motor da economia portuguesa, com perspectiva negativa nos próximos dois anos. No primeiro semestre, as exportações de calçado subiram 19,5 por cento em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
O porta-voz da Associação dos Industriais de Calçado realçou o facto de a indústria do calçado estar neste momento muito acima da economia portuguesa e de as exportações estarem a crescer o triplo das importações.
«De Janeiro a Junho, segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), a indústria portuguesa do calçado exportou sensivelmente 95 por cento da sua produção para um total de 132 países nos cinco continentes», disse.
Além disso, este números revelam que os industriais portugueses de calçado estão a ganhar espaço de mercado à concorrência.
«O sector exportou nos primeiros seis meses do ano calçado no valor de mais de 700 milhões de euros. É um registo significativo, porque é um crescimento superior ao registado pelos dois grandes concorrentes de Portugal, Itália e Espanha, o que quer dizer que Portugal está a ganhar mercado aos seus dois grandes concorrentes», destacou.