Economia

PS quer ouvir Vítor Gaspar sobre desvio nas contas públicas

Parlamento Direitos Reservados

O PS pretende ouvir o ministro das Finanças no Parlamento sobre o desvio nas contas públicas, frisando que a "troika" e o Governo apresentam números diferentes.

Em declarações à TSF, o socialista João Galamba disse que o ministro fala de números diferentes daqueles que são mencionados pela "troika" e lamentou que os negociadores internacionais tenham referido a situação da Madeira sem que o Governo explique exactamente o que é que se passa com as contas da região autónoma.

«Vemos com alguma preocupação e achamos muito importante que o ministro das Finanças se desloque, no início dos trabalhos parlamentares, à Assembleia da República para explicar, de uma vez por todas, este alegado desvio nas contas, porque já se falaram de vários valores e hoje, se prestarmos atenção ao que foi dito pela "troika" e pelo Governo, há contradições», disse.

O deputado socialista destacou o desvio na Madeira apontado pela "troika" e, por isso, frisou, o partido entende que é muito importante um «esclarecimento cabal» por parte do Governo sobre esta matéria.

Numa altura em que se fala na importância de controlar as contas públicas, é vital, para o socialista, que se exija do executivo madeirense um controle nas contas públicas e o esclarecimento dos desvios que estão em causa.

Este pedido surge depois de o responsável da Comissão Europeia no plano de ajuda a Portugal, Juergen Kroeger, ter dito que o buraco orçamental verificado se deve à insignificância na orçamentação de medidas com salários das forças de segurança, mas também com despesas da região autónoma.