Economia

BCE comprou 22 mil milhões de euros de dívida pública na semana passada

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje a compra, na semana passada, de 22 mil milhões de euros de obrigações de dívida pública da Zona Euro, entre as quais, de Portugal, Itália e Espanha.

De acordo com as agências internacionais, a instituição liderada por Jean-Claude Trichet decidiu, no início de Agosto, relançar o programa de aquisição de dívida pública, nomeadamente, italiana e espanhola, dois países fortemente pressionados pelos mercados financeiros.

Pelas 12h00 de Lisboa, o valor exigido pelos investidores para comprar títulos de dívida soberana de Espanha, com maturidades a dez anos, estavam hoje a bater mínimos, e negociavam nos 4,992 por cento, depois de terem batido máximos de 6,316 por cento a 18 de Julho, segundo a Bloomberg.

Quanto às obrigações espanholas com maturidades a dois anos e a cinco anos, estas negociavam nos 3,198 por cento e 4,241 por cento, respectivamente, ligeiramente abaixo do valor médio para cada uma das maturidades verificado na sexta-feira.

Em Itália, a situação continuava a aliviar, com os juros exigidos pelos investidores para transaccionar dívida soberana a dois anos a negociar nos 3,479 por cento.

Nos prazos a cinco e a dez anos, os títulos da dívida italiana negociavam nos 4,283 por cento e nos 5,002 por cento, respectivamente, verificando-se uma ligeira descida face aos valores de sexta-feira.

Na maturidade a dez anos, os títulos da dívida italiana bateram máximos a 4 de Agosto, dia em que negociaram nos 6,195 por cento.