A autarquia de Peniche reforçou a necessidade de uma intervenção urgente nas arribas da Praia de S. Bernardino, onde uma derrocada de pedras provocou ferimentos em seis pessoas, que não terão respeitado os avisos de perigo.
«Não vou falar em negligência, mas o que aconteceu teve a ver com o desrespeito da distância de segurança em relação à arriba, junto à qual está uma placa avisando do perigo de queda de pedras», afirmou Jorge Amador, vice-presidente da câmara de Peniche.
De acordo com o vice-presidente, as vítimas da derrocada «são de uma família de Lisboa, que se encontrava a cerca de três metros da placa de aviso» fornecidas pela ARH (Administração Regional Hidrográfica) do centro e colocadas pela câmara de Peniche.
O acidente vem «reforçar a necessidade de uma intervenção urgente na arriba para a qual existe um plano e um conjunto de intervenções que esperamos que seja executado quanto antes», sublinhou Jorge Amador, reforçando também o alerta para que «as pessoas respeitem os avisos, porque as derrocadas podem acontecer em qualquer altura».
Jorge Amador frisa que a praia «não tem bandeira azul precisamente porque não tem condições de segurança», apesar de se encontrar «num concelho seguro onde esta época balnear ainda não tinha havido qualquer incidente».
A derrocada teve lugar numa arriba com 12 metros de altura, mas a queda da maior parte das pedras foi travada por «uma estrutura construída junto a linha de água», a cerca de seis metros de altura.