Economia

Lagarde pede para países não matarem crescimento económico

Christine Lagarde Reuters

A directora-geral do FMI apelou a todos países do mundo, especialmente às «economias avançadas», para não matarem o crescimento económico em função do combate à dívida.

«O reequilíbrio orçamental tem de resolver uma equação delicada nem muito rápida nem muito lenta», escreveu Lagarde, num artigo publicado no jornal Financial Times intitulado "Não podemos deixar que o travão orçamental bloqueie a recuperação mundial".

Para a directora-geral do FMI, que assumiu funções em Julho passado, «a actual turbulência dos mercados (...) abalou a confiança na economia mundial e levou a que muitos concluam que todas as possibilidades políticas tenham sido esgotadas», mas «essa impressão é falsa e pode conduzir à paralisia».