Vida

15 minutos de exercício por dia aumentam esperança média de vida

Exercício físico dr

Um estudo realizado ao longo de mais de uma década em Taiwan mostra que com apenas 15 minutos de exercício por dia é possível aumentar a esperança de vida em três anos.

O Instituto de Investigação em Saúde de Taiwan realizou um estudo sobre o efeito do exercício físico na saúde e concluiu que, bastam 15 minutos por dia para ganhar vários benefícios.

O documento mostra que uma curta actividade diária reduz em 14 por cento todas as causas de morte por doença. Dito de outra forma, aumenta a esperança de vida em três anos.

Cai assim por terra a teoria de que meia hora é o tempo ideal de exercício físico. A caminhada de 30 minutos pode ser reduzida.

O estudo, agora conhecido e que envolveu mais de 400 mil pessoas, jovens adultos, ao longo de 12 anos, dividiu os participantes em cinco categorias, tendo em conta o volume de exercício de cada um.

No final, os que registaram uma actividade baixa, ou seja os que cumpriram os tais 15 minutos diários de exercício, obtiveram vários ganhos desde logo uma redução de dez por cento no risco de morte por cancro e de 20 por cento por doença cardiovascular.

Em comparação aos que pouco ou nada de mexiam, os inactivos, têm um risco de mortalidade superior em três por cento.

O estudo, que vai ser publicado na revista científica Lancet, está ser levado muito a sério pelo Instituto do Coração de Montreal, no Canadá, e é mesmo encarado como o primeiro trabalho a identificar com precisão os benefícios para a saúde de um tão pequeno, mas eficaz exercício físico.